
Drª. Renata de Fátima da Costa Maués
Pesquisadora
Doutora em artes pelo programa de pós-graduação em Arte ( PPGARTES/UFPA 2024). Mestra em Arte (PPGARTES/UFPA 2019), Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais pelo Centro de Conservação e restauração de Bens Culturais Móveis – CECOR/UFMG (1998), Bacharel em Belas Artes, com habilitação em gravura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Pesquisadora do GRUPO DE PESQUISA ARTE, MEMÓRIAS E ACERVOS NA AMAZÔNIA e técnica em gestão cultural /artes visuais da Secretaria Executiva de Cultura – SECULT/PA, atuando como Coordenadora do setor de Preservação, conservação e Restauração do Sistema Integrado de Museus – SIM/SECULT. Associada a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), desde 2023. Foi professora na Educação superior, no curso de Artes visuais e tecnologia da imagem da Universidade da Amazônia por mais de 15 anos, atuando como professora de conservação e restauração I e II, Estética e História da arte e de disciplinas envolvendo várias linguagens artísticas como gravura, composição bidimensional, e tridimensional, e estética e história da arte. Tem experiência no campo das artes e do ensino com ênfase no estudo das coleções museológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: coleções museológicas, preservação, arte, museu, conservação e restauração.
Drª. Dayseanne Ferraz
Pesquisadora
Doutorado em Antropologia (2016) pela Universidade Federal do Pará. Docente, aprovada por concurso de edital público, do Curso de História da Universidade da Amazônia. Pesquisadora – Técnica em Gestão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Lotada no Sistema Integrado de Museus e Memoriais / Coordenação de Documentação e Pesquisa). Possui graduação em História (2003), mestrado em História Social da Amazônia (2007) e Coordenou o setor de Pesquisa e Documentação do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da SECULT (2011-2015). Foi consultora – categoria sênior – da empresa Vale por meio da Fundação Casa da Cultura de Marabá desenvolvendo trabalhos de Educação Patrimonial (2015/2016).Foi diretora do Museu da Imagem e do Som do Pará (2015-2018). Foi docente do Curso de História da Escola Superior Madre Celeste ( 2006 – 2016). Foi docente do Curso de História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (2008-2011). Desenvolve pesquisa nas áreas de História, Antropologia com interface com Museologia e, Patrimônio Cultural. Experiência docente na área de História, Antropologia, Arqueologia e Museologia com ênfase em História do Brasil, Patrimônio Cultural, Museologia, Arqueologia Amazônica, Antropologia e Ensino de História.
Dr. Anselmo Paes
Pesquisador
Doutor em Ciências Sociais – Antropologia pela Universidade Federal do Pará, bacharel em Direito com complementação pedagógica em Sociologia, especialista em Filosofia e em Ciências da Religião, mestre em Ciências Sociais. Servidor efetivo estadual, ocupo o cargo de técnico em gestão cultural – antropólogo da SECULT-Pa desde 2008. Ocupei a diretoria do Museu do Círio (gestão 2019-2023), atualmente coordenador de Documentação e Pesquisa (2023 – atual) no Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará (CDP_SIMM-SECULT-PA). Dedica-se atualmente a pesquisas relacionadas à antropologia, atuando principalmente com os seguintes temas: 1.cultura material religiosa (Ex-votos e práticas votivas no Brasil; Museu do Círio de N. S. de Nazaré (Belém-PA); O sagrado em cartazes – “cartazes da festa do Círio em Belém- PA”); 2.antropologia da alimentação (O almoço do Círio – Identidade, comensalidade e sagrado); 3.curas espirituais; corpo e saúde; ritual, simbolismo e imaginário.
Zenaide Paiva
Pesquisadora
Graduação em Educação Artística – Habilitação Desenho pela Universidade da Amazônia (2000). Exerceu o cargo de diretora do museu de arte sacra – Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará e técnico em gestão cultural – Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará. Atua em projetos, principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, educação patrimonial e patrimônio arqueológico – mediação educativa.

Drª. Sâmia Batista
Pesquisadora
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2012), possui pós-graduação Lato Sensu em Design Gráfico pela Universidade de Belas Artes de São Paulo (2002) e graduação em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (2001). Desde janeiro de 2024, coordena o Serviço de Comunicação Social do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém- PA., e co-fundadora do escritório Mapinguari design, em Belém, atuando em projetos de design social, ambiental, corporativo e em projetos culturais relacionados à visualidade amazônica.
Drª. Sue Anne da Costa
Pesquisadora
Doutora em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (2008). Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e atualmente é docente da Universidade Federal do Pará e coordenadora do Laboratório de Micologia. Ministra disciplinas para os cursos de graduação em Biologia, Biomedicina, Medicina, Farmácia e Nutrição. Membro do Núcleo Estruturante do curso de Biomedicina. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cryptococcus neoformans, criptococose, dermatófitos, taxonomia de fungos.
Drª. Solange Costa
Pesquisadora
Doutora em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (2008). Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em Licenciatura Plena em
Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e atualmente é docente da Universidade
Federal do Pará e coordenadora do Laboratório de Micologia. Ministra disciplinas para os cursos de graduação em Biologia, Biomedicina, Medicina, Farmácia e Nutrição. Membro do Núcleo Estruturante do curso de Biomedicina. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cryptococcus neoformans, criptococose, dermatófitos, taxonomia de fungos.

Drª. Heldilene Reale
Pesquisadora
Doutora em Artes (UFMG); Professora Adjunto A, nível 1 dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais (FAV/ICA) da Universidade Federal do Pará; Mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura (UNAMA); Graduada no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem (UNAMA), e no Curso de Turismo (UFPA). Atuou como Professora Adjunto 1 na UNAMA e como Professora Substituta da UFPA e da UFRN. Atuou como Diretora do Museu Casa das Onze Janelas (SECULT/PA). Desenvolve uma produção artística em Multilinguagens desde o ano de 2005, com temas que refletem conflitos na Amazônia, Memória e Territórios, tendo trabalhos premiados e em acervo. Desde 2020 faz parte da Comissão Científica do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Em 2023 foi parecerista da Lei Paulo Gustavo – Cultura Visual pela Secult Belém (PA). Idealizadora, Curadora independente e Produtora do Espaço Cultural Candeeiro desde o ano de 2020 de forma voluntária.

Drª. Marisa Mokarzel
Pesquisadora
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e mestrado em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Foi pesquisadora do Sistema Integrado de Museus e Memoriais SIM/SECULT/PA. Foi diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas da Secretaria de Cultura do Pará. Exerceu a coordenadoria adjunta do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA. Foi professora Titular Pós Stricto Sensu da UNAMA: Mestrado e Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura; curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem; e curso de Moda. Foi professora visitante do Programa de Pós Graduação em Artes (Mestrado; Doutorado) – PPGARTES, do Instituto de Ciência das Artes – ICA, da Universidade Federal do Pará. Participa dos Grupos de Pesquisa Arte, Memória e Acervos na Amazônia CNPQ/UFPA e Bordas Diluídas CNPQ/UFPA. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: circuito de arte, história e crítica da arte, exposição e curadoria.

Ma. Silvia Pantoja
Pesquisadora
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGArtes), na Linha de Pesquisa 3 Memórias, Histórias e Educação em Artes, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Museologia (PPGMuseu), na Linha de Pesquisa I Museologia e Desenvolvimento Social, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharela em Museologia pela UFPA. Museóloga, COREM 1R 0577-I. Atualmente está como museóloga no “Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém do Pará” financiado pelo CNPq e executado pela UFPA. Foi Presidente da Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Conselho Federal de Museologia (COFEM) no ano de 2023 e Presidente da Comissão Eleitoral Regional (CER) do Conselho Regional de Museologia da 1ª Região (COREM 1R) no ano de 2024. É membro da Rede Museologia Kilombola (RMK) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Atua principalmente em Documentação Museológica, Comunicação em Museus, Conservação Preventiva e Pesquisa nas confluências entre Estudos Raciais e Museologia.

Bolsistas

Grupo Técnico
