Sobre o projeto

O projeto “Pesquisa e documentação museológica do acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é apoiado pelo CNPQ – Edital Pró-Humanidades – Chamada 40/2022, e consiste em uma estratégia de divulgação científica em rede, envolvendo pesquisadores das áreas de Museologia, Artes Visuais, Conservação e Multimídia.

A partir das práticas e métodos da Museologia, essa rede pesquisou e documentou o acervo de Artes Visuais da Casa das 11 Janelas, em especial as coleções de Arte Moderna e Contemporânea, visando não apenas realizar o inventário de obras e coleções resguardadas pelo espaço cultural, como também difundir essas obras e coleções através de estratégias de comunicação, em diferentes mídias.
A proposta é inovadora porque além de envolver universidades de renome – FAV/UFPA, UNAMA e UFBA-, cria pontes com espaços culturais de Belém e com a sociedade civil, que carece de informações sobre o seu patrimônio artístico e histórico.

A partir dessa parceria entre universidade, espaços culturais e sociedade civil, o que se espera é que a pesquisa sobre as coleções e sua difusão permita prover métodos e dados para a geração de políticas públicas na área da cultura.

Metodologicamente, a rede de pesquisadores – que envolve professores da universidade, estudantes bolsistas e gestores dos espaços culturais – teve como objetivo diagnosticar a situação do acervo da Casa das 11 Janelas, com foco nas obras e artistas, investigando questões como a condição das obras e sua procedência. Essa pesquisa possibilitou verificar a origem ao inventário das coleções, através da identificação, classificação e catalogação das obras.

Práticas de higienização, conservação e acondicionamento do acervo também foram abordadas durante a realização do projeto. A difusão dessas práticas, do acervo inventariado e a difusão ao público por meio de rodas de conversa, cursos e oficinas, além da geração de publicações online e impressas e de ações de comunicação nas redes sociais e em um website, aproximou a sociedade do Espaço Cultural das 11 Janelas, colaborando para que esse espaço “abra as suas janelas” para o mundo.

Ao envolver a comunidade no projeto, a proposta visa fomentar novas interpretações sobre os museus e espaços que resguardam coleções de arte. Mais do que aproximar a sociedade civil dos processos internos realizados em espaços culturais, o projeto visa destacar a importância dessas coleções a partir de uma perspectiva historicamente construída na região amazônica. Habitamos um cenário museológico único, que interfere não apenas culturalmente na gestão de acervos, mas também define práticas de conservação, exigindo a construção de práticas específicas para o nosso território.

Outra questão é que esse inventário e sua respectiva conservação e difusão deve permitir que novos olhares sejam lançados sobre as obras que constituem o acervo do Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, dando espaço para questões do nosso tempo, como releituras sobre as práticas culturais, econômicas, questões sociais e políticas de diferentes tempos.